jovens arquitetos

Prémio Arquitetura Concreta Under 40 com o patrocínio CIN

Depois do sucesso da última edição o Prémio CONCRETA Under 40, com o patrocínio CIN, está de regresso. A CONCRETA volta a celebrar o trabalho desenvolvido por jovens arquitetos num evento onde a criatividade, a inovação e a arte se unem.

A 2ª edição do Prémio Concreta UNDER 40 é lançada com o objetivo de promover e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas novas gerações de arquitectos, cujo patamar de idades não ultrapassará, em média, os 40 anos, e que têm exercido a sua profissão à luz de uma realidade económica, social, tecnológica e jurídica bem diferente das gerações anteriores. Assim, pretende-se avaliar e premiar obras construídas em território nacional, da autoria de Arquitetos portugueses que, com criatividade, profissionalismo e mestria, se adaptaram à realidade da sua época, e desenvolveram projectos que se destacam pela capacidade criativa e de inovação, aliadas à qualidade técnica.

São elegíveis ao Prémio Concreta UNDER 40 as edificações “resultado de construção, reconstrução, ampliação, alteração ou conservação de um imóvel destinado a utilização humana, bem como de qualquer outra construção que se incorpore no solo com caráter de permanência”1, ou caracter temporário, no âmbito do domínio público e/ou privado, que se encontrem localizadas em território nacional e que:

a) No caso de obras privadas, sujeitas a controlo prévio, nos termos do Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação, tenham autorização de utilização emitida entre o dia 1 de Janeiro de 2017 e o dia 31 de Dezembro de 2018;
b) No caso de obras públicas, o Auto de Recepção Provisório tenha sido emitido entre o dia 1 de Janeiro de 2017 e o dia 31 de Dezembro de 2018;
c) No caso de obras isentas de controlo prévio, nos termos do Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação, a sua conclusão tenha ocorrido entre o dia 1 de Janeiro de 2017 e o dia 31 de Dezembro de 2018 e o coordenador de projecto declare a sua conformidade legal.

Será atribuído um prémio de €2.000,00 ao concorrente vencedor e os 10 primeiros trabalhos hierarquizados serão expostos na Concreta.

O júri do Prémio CONCRETA Under 40 é constituído por: 
Arq. João Mendes Ribeiro; 
Arq. Teresa Novais; 
Arq. Diogo Aguiar:
Arq. Luís Pedro da Silva;
Eng. Sandra Pereira;

O Prémio CONCRETA Under 40 conta com o apoio técnico do Conselho Directivo Regional do Norte (CDRN) da Ordem dos Arquitectos e com o patrocínio da empresa Tintas CIN.

Consulte aqui o regulamento do prémio. Inscreva-se já.

NEWSLETTER