Prémio Concreta Under 40

O Prémio Concreta UNDER 40 é uma iniciativa promovida pela Exponor – Feira Internacional do Porto, que conta com o apoio técnico do Conselho Diretivo Regional do Norte (CDRN) da Ordem dos Arquitectos e com o patrocínio da empresa Tintas CIN.

A 4ª edição do Prémio Concreta UNDER 40 é lançada com o objetivo de promover e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas novas gerações de arquitetos, cujo patamar de idades não ultrapassará, em média, os 40 anos, e que têm exercido a sua profissão à luz de uma realidade económica, social, tecnológica e jurídica bem diferente das gerações anteriores.

Pretende-se avaliar e premiar obras construídas em território nacional, da autoria de Arquitetos portugueses que, com criatividade, profissionalismo e mestria, se adaptaram à realidade da sua época, e desenvolveram projetos que se destacam pela capacidade criativa e de inovação, aliadas à qualidade técnica.

Consulte aqui o regulamento.

Reveja os vencedores da 3.ª edição do Prémio Concreta Under 40

A 3ª edição do Prémio Concreta Under 40 by CIN premiou os projetos “Casa no Crato” de Inês Brandão (1º lugar) e “11 habitáculos na floresta” do atelier Summary, do arquiteto Samuel Gonçalves (2º lugar).

Inês Brandão Arquitectura – Obra “Casa no Crato”foi selecionada como a proposta vencedora do 1º Prémio.

Esta proposta distinguiu-se pela sua integração sensível no território e pela pertinente configuração axial do programa habitacional na sua relação directa com a paisagem, sensível à potenciação da temática interior/exterior através do desenho de espessos atravessamentos visuais. Foi valorizada a expressão tectónica da construção, feita com simplicidade e coerência material, bem como a atenção dada ao paisagismo, cuidadosa e pontual.

Samuel de Brito Gonçalves – Obra “11 habitáculos na floresta” foi selecionada como a proposta vencedora do 2º Prémio.

Esta proposta destacou-se pelo exercício de variação formal de um sistema de construção pré-fabricado, através do tema do abrigo mínimo, na natureza, explorando temas como flexibilidade tipológica e adaptabilidade topográfica.

NEWSLETTER