Nesta edição da Concreta, em face da parceria estabelecida com a EXPONOR, a Ordem dos Arquitectos – SRN irá assegurar a presença com stand próprio, com patrocínio da AMORIM/ GYPTEC, para promoção do projecto Norte41° – Centro de Arquitectura, Criatividade e Sustentabilidade, dos serviços prestados pela Secção Regional e da profissão de Arquitecto.
A OASRN irá ainda garantir a organização de um espaço central, Praça dos Arquitectos, que conta com o patrocínio da AMORIM/ GYPTEC, que pretende ser um local de passagem/paragem/descanso/café, onde se realizarão eventos relacionados com a arquitectura, nomeadamente conferências, debates centrados em temas da prática profissional e apresentações de projectos, e onde poderá ser visitada a exposição “O percurso associativo dos arquitectos Portugueses”, alusiva aos 20 anos da OASRN.
Durante o evento a OASRN irá realizar uma apresentação final do Prémio Arquétipo – 1.ª edição e lançamento da 2.ª Edição. Este Prémio, ligado à Inovação, envolve arquitectos e empresas do sector da construção, com vista à concepção de novos produtos/materiais/aplicações, directamente ligados à edificação.
Outro dos compromissos da OASRN é empenhar-se na participação de Arquitectos na Feira, através da disponibilização de 20 stands a arquitectos membros da Ordem dos Arquitectos em condições preferenciais (localizados em torno da Praça do Arquitecto), com o objectivo de permitir a apresentação/exposição dos seus trabalhos e a divulgação dos respectivos serviços profissionais.
Não perca ainda …. O Percurso Associativo dos Arquitectos Portugueses
A exposição O Percurso associativo dos arquitetos portugueses, organizada pela Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte (OASRN), enquadrada nas comemorações dos 20 anos de existência, propõe uma abordagem à história associativa doa Arquitectos portugueses e ao reconhecimento e valorização da profissão de Arquiteto, do século XV ao século XXI.
Dados e documentos elucidam momentos fundamentais deste percurso: a fundação da Associação dos Arquitectos Civis Portugueses, em 1863; a criação, em 1902, da Sociedade dos Arquitectos Portugueses, no âmbito da qual é estabelecida a primeira delegação do Norte, com sede no Porto: a constituição, em 1933, do Sindicato Nacional dos Arquitectos por imposição legislativa decorrente da organização corporativa do Estado Novo; a reorganização do Sindicato após o 25 de Abril de 1974 que dá lugar à Associação dos Arquitectos Portugueses, em 1978. Por fim, em 1998, é criada a Ordem dos Arquitectos. A aprovação deste projeto associativo e dos respetivos Estatutos viabiliza a concretização de antigas reivindicações das estruturas associativas dos Arquitectos portugueses, entre as quais, a de representar todos os arquitetos e de regular o exercício profissional. A realidade portuguesa resultante da integração europeia e a crescente afirmação e implantação dos arquitetos na sociedade portuguesa criaram novos desafios e exigências associativas às quais a Ordem dos Arquitectos tem procurado responder no presente, projetando as suas responsabilidades no futuro.