Concreta: a maior feira de Arquitetura, Construção, Design e Engenharia do futuro regressa à Exponor

A Concreta está de volta em 2022 e arranca com o Prémio Under 40 by CIN e muitas outras novidades. A bienal regressa num formato já consolidado e prepara-se para apresentar novidades técnicas e tecnológicas, soluções e novos materiais com um olhar sobre as tendências da construção, da arquitetura, do design e da engenharia no contexto nacional

Entre os dias 21 e 24 de abril de 2022, a Concreta – Feira de Arquitetura, Construção, Design e Engenhariaestá de volta à Exponor para a sua 30ª edição. Sobre o tema Economia Circular e a determinação de desenhar o futuro, a feira une, num só local, os eixos de criatividade, sustentabilidade, tendências e arte para promover as melhores práticas nos setores que abrange, de uma forma integrativa e visionária.

Concreta arranca com o Prémio Under 40 by CIN e muitas novidades

A Concreta disponibiliza o acesso a uma multiplicidade de negócios para as empresas portuguesas, que se reflete, também, numa agenda diversificada de eventos paralelos, assegurando condições para o fomento de cooperações internacionais e à realização de encontros de negócio, bem como à concretização de sessões de networking e brainstorming e à captação de novos clientes e distribuidores.

Um desses exemplos é a 3ª Edição do Prémio Under 40 by CIN, realizado com o apoio técnico do Conselho Diretivo Regional do Norte (CDRN) da Ordem dos Arquitetos e com o patrocínio da Tintas CIN. Com um júri constituído por cinco especialistas – os Arquitetos Bruno André, Paula Santos, Diogo Aguiar, Luís Pedro Pires Sobral e a Engenheira Sandra Pereira -, o concurso visa promover e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas novas gerações de arquitetos portugueses, distinguindo obras construídas em território nacional que se adaptaram à realidade da sua época e destacam pela sua capacidade criativa, de inovação e qualidade técnica. Será atribuído um prémio, de natureza pecuniária, ao concorrente classificado com o 1º lugar, no montante de 2.000 €, e ao concorrente classificado com o 2º lugar, no montante de 1.000€. O júri do concurso poderá, ainda, propor a atribuição de um máximo de três Menções Honrosas, de natureza não pecuniária.

Além disso, a feira volta a promover o Prémio Archiprix Portugal, que distingue anualmente os melhores trabalhos de fim de curso de mestrado apresentados nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, e o Prémio Arquétipo, em parceria com a Ordem dos Arquitetos (Secção Regional do Norte), que, sob o tema Economia Circular, distinguem profissionais pela sua forma de trabalhar, processos de construção e novos produtos.

De entre as várias praças temáticas criadas especialmente para esta edição da bienal, destacam-se o Dream LabEspaço – dedicado a start-ups ligadas à área da construção, arquitetura e design e às indústrias criativas como forma de valorização de novos talentos e de potencialização de oportunidades – e as Praças Concreta – palco de práticas, técnicas e produtos originais que prometem marcar o futuro, onde serão realizados exercícios de provocação, de encontro e de reflexão.

Esta edição contará também com a disponibilização da plataforma digital E+E Concreta, especialmente selecionada e altamente focada para criar um ecossistema global do setor e estreitar as relações entre visitantes e expositores, promovendo a partilha de experiências, conhecimentos, negócios e encontros. 

Em simultâneo regressa a Elétrica– Exposição de Material Elétrico e Eletrónica, dirigida aos profissionais de ambas as áreas, a exposição apresenta as últimas novidades e soluções para uma adequação ao mercado e às exigências de sustentabilidade. Este setor é um dos que mais reflete o aumento da construção em Portugal, tanto no mercado da reabilitação como da construção nova.

Para Diogo Aguiar que, desde 2017, é comissário do evento e responsável pela evolução do conceito, “a Concreta é muito mais do que um hub de oportunidades comerciais. É um encontro de inovação, de pensamento e de interação, que reúne indústria e profissionais para refletir, inspirar e instigar a arquitetura e a construção em Portugal. Num ecossistema cada vez mais complexo e no rescaldo de uma conjuntura tão impactante, queremos que a bienal seja, cada vez mais, um olhar atento sobre as tendências do futuro e parte da solução sobre os desafios a que assistem os setores que ela abraça”.  

Depois de, em 2019, 94% dos expositores ter efetuado contactos com novos clientes e de 90% dos expositores ter alcançado os seus objetivos, a nova edição da Concreta promete manter a fasquia elevada ao integrar ainda mais novidades.

Através destas ações e da realização de outras conferências, exposições e mini eventos profissionais em conjunto com várias empresas e entidades, o encontro promete elevar a criatividade e a inovação dos setores que reúne a fasquias de excelência e inéditas em Portugal.

A Concreta vai decorrer na Exponor – Feira Internacional do Porto (Av. Dr. António Macedo ◦ 4450-617 Leça da Palmeira – Portugal), de 21 a 24 de abril de 2022.


Para mais informações, por favor contactar:

Pedro Miguel Pinto – Silver Lining

E-mail: pedropinto@silver-lining.pt

Telm.: 915 719 656

Edite Alexandre – Silver Lining

E-mail: editealexandre@silver-lining.pt

Telm.: 939 105 695

NEWSLETTER