Estão abertas as candidaturas para a 2ª edição do Prémio Concreta Under 40 by CIN que premeia o trabalho criativo e o pensamento disruptivo de jovens arquitetos portugueses. A decorrer no âmbito da 29ª edição da Concreta – Feira de Construção, Reabilitação, Arquitetura e Design, de 21 a 24 de novembro na Exponor, o concorrente vencedor será contemplado com um prémio de 2.000 euros e os 10 primeiros trabalhos serão expostos no evento.
Entram a concurso obras construídas em território nacional, da autoria de arquitetos portugueses até 40 anos de idade que se destacam pela capacidade criativa e de inovação, aliadas à qualidade técnica.
O Arquiteto Diogo Aguiar, comissário do evento, explica que “este prémio está alinhado com o novo conceito da Concreta que pretende apostar na criatividade, na inovação e na arte como motores de criação de pontes de contacto entre os profissionais do setor. Num momento pós-crise, queremos incentivar os jovens arquitetos, construindo-lhes pontes de comunicação e reenquadrando-os no campo mais prático e técnico da arquitetura. Quem ganha o prémio Concreta, ganha reconhecimento e divulgação do trabalho construído que poderá resultar em projetos futuros”.
Com o apoio técnico do Conselho Diretivo Regional do Norte da Ordem dos Arquitetos e com o patrocínio da empresa Tintas CIN, que dignificam e sublinham a seriedade e rigor deste prémio, o júri é constituído por cinco especialistas: os Arquitetos João Mendes Ribeiro, Teresa Novais, Diogo Aguiar, Luís Pedro da Silva e a Engenheira Sandra Pereira.
Na edição anterior, o atelier de arquitetura ‘DepA Archhitects’ + Margarida Leitão, foi o grande vencedor do Prémio CONCRETA Under 40/CIN, com um trabalho de reabilitação da ‘Casa do Rosário’, no Porto.
Mais sobre o Prémio Concreta Under 40 by CIN: https://concreta.exponor.pt/visitante/premio-concreta-under-40/