Já se conhecem os vencedores da terceira edição do Prémio Concreta Under 40 by CIN. A iniciativa pretende promover o trabalho das novas gerações de arquitetos portugueses.
13 de outubro de 2022 – O primeiro dia da Concreta – Feira de Arquitetura, Construção, Design e Engenharia ficou marcado pelo anúncio dos vencedores da 3ª edição do Prémio Concreta Under 40 by CIN, promovido pela Exponor – Feira Internacional do Porto e com o apoio técnico do Conselho Diretivo Regional do Norte (CDRN) da Ordem dos Arquitetos.
O júri constituído por Bruno André, Paula Santos, Diogo Aguiar, Luís Pedro Pires Sobral e Sandra Pereira atribuiu, esta tarde, o primeiro e segundo lugar aos projetos “Casa no Crato” de Inês Brandão e “11 habitáculos na floresta” do atelier Summary, do arquiteto Samuel Gonçalves, respetivamente.
O projeto da “Casa no Crato” foi desenhado para um casal amante da natureza e da calma que ela transmite, que procuravam um refúgio, longe da confusão da cidade. Inês Brandão utilizou a natureza como ponto de partida para criar uma casa no topo de uma colina, com vista privilegiada para a lagoa presente no terreno e os montes circundantes. A sua forma em cruz derivou da adaptação da construção ao lugar, contornando as árvores em seu redor, sem que nenhuma destas tenha sido derrubada. Ao longo da casa foram criados alpendres “que funcionam como espaços de transição entre o interior e o exterior, permitindo que a vivência das áreas habitáveis se encontre com a paisagem alentejana”.
Já os “11 habitáculos na floresta” referem-se ao Aldeamento Turístico da Paradinha, complexo hoteleiro de estruturas pré-fabricadas, composto por 11 casas independentes e eficientes, a cerca de 20 km de Arouca. Tendo em conta a irregularidade do terreno, com declive acentuado, decidiu-se construir cada cabana fora do complexo e depois montá-la no seu terreno correspondente. Como explica a equipa da Summary, para este projeto “o uso de estruturas pré-fabricadas não foi apenas uma escolha, mas a única opção eficiente para simplificar o processo de construção nestas condições”.
Foram ainda atribuídas três Menções Honrosas aos projetos “Casa na Rua Direita de Francos”, de João Sousa, José Mendanha e Nádia Santos; “Apartamento da Santos Pousada”, assinado pelo Hinterland Studio, de Filipa Figueira e Tiago Vieira e “Escritório de Arquitectura, Coimbra”, de João Branco do atelier Branco Del Río Arquitectos.
Para Diogo Aguiar, membro do júri e Comissário do evento, “Já vamos na terceira edição do Prémio Concreta Under 40 by CIN e, a cada ano,sentimos uma maior adesão e entusiasmo nas propostas apresentadas. Enquanto feira que antecipa tendências e soluções, a Concreta pretende ser também uma plataforma de valorização do talento e da visão disruptiva, inovadora e identitária que caracteriza a arquitetura contemporânea portuguesa”.
O Prémio Concreta Under 40 by CIN visa reconhecer o trabalho desenvolvido pelas novas gerações de arquitetos portugueses, distinguindo projetos que sejam resultado de construção, reconstrução, ampliação, alteração ou conservação de imóveis e que se destaquem pela sua capacidade criativa, de inovação e qualidade técnica.
Será atribuído um prémio no montante de 2.000,00 € ao primeiro classificado e no montante de 1.000,00€, ao segundo classificado.
A entrega dos prémios foi realizada esta tarde na Concreta – Feira de Arquitetura, Construção, Design e Engenharia, dirigida a profissionais, que decorre até domingo, 16 de outubro, na Exponor.
Mais imagens em alta resolução disponíveis em: Prémio Concreta Under 40 by CIN
Para mais informações, por favor contactar:
Pedro Miguel Pinto – Silver Lining
E-mail: pedropinto@silver-lining.pt
Telm.: 915 719 656
Leonor Ventura – Silver Lining
E-mail: leonorventura@silver-lining.pt
Telm.: 938 786 004
Edite Alexandre – Silver Lining
E-mail: editealexandre@silver-lining.pt
Telm.: 939 105 695