Sobre a Iniciativa
No contexto da CONCRETA 2024, a Casa da Arquitectura | Tours, promove visitas orientadas ao Itinerário Álvaro Siza.
Este itinerário contempla as obras iniciáticas do arquiteto em Matosinhos, proporcionando uma vivência do lugar que valoriza a experiência direta, o reconhecimento do contexto e as ideias e intenções do autor.
As visitas ocorrem nos dias 20, 21, 22 e 23 de novembro a preço reduzido para os participantes.
Condições
Horários
09h30 | Casa de Chá da Boa Nova
10h45 | Piscina das Marés
12h15 | Quinta da Conceição
15h00 | Casa Roberto Ivens
Preço por participante
Por Espaço: 9€
Itinerário Completo: 36 €
Duração
1 hora
Idioma
Português/Inglês (mediante o perfil dos inscritos)
Reservas
Consulte mais detalhes no final deste artigo.
Locais de visita
Consegue imaginar um edifício que ora se esconde, ora se revela entre rochas, em estreita articulação com o mar? Classificada como Monumento Nacional, a Casa de Chá da Boa Nova é uma das primeiras obras do arquiteto, tendo-se tornado um ex-libris nos roteiros internacionais de arquitetura.
Um labirinto sensorial que nos leva até uma piscina inserida na paisagem natural. Um percurso que se inicia como elemento de paisagem urbana e culmina nas incontornáveis Piscinas das Marés de Leça da Palmeira. Uma experiência única de relação com o mar na sua plenitude.
Piscina da Quinta da Conceição
Abordando as relações entre mestre e aluno, a piscina desenhada por Álvaro Siza remata a intervenção de Fernando Távora na Quinta da Conceição, onde também se encontra o Pavilhão de Ténis, espécie de manifesto da transição entre tradição e modernidade.
Casa em Roberto Ivens
A Casa Roberto Ivens permite-nos viajar até à juventude de Álvaro Siza, tendo sido o lar onde passou a sua adolescência. Em 1961 remodela a habitação por encargo dos pais, iniciando um diálogo harmonioso entre o antigo e o moderno que revela a sensibilidade crítica e precoce do arquiteto.
Condições e outros detalhes
Datas alternativas*:
30 novembro, 07 e 14 de dezembro
*Para os inscritos até dia 23 de novembro que não possam realizar as visitas nas datas do evento.
Condições de Cancelamento
Em caso de cancelamento ou atraso por parte dos inscritos, não haverá reembolso.- A Casa da Arquitectura reserva-se ao direito de alterar a data/hora ou cancelar a visita por motivos de força maior, neste caso, procedendo à devolução do valor do bilhete adquirido.
Crédito das fotografias