Terra: Praxis – Técnica – Ciência

Um material de sempre, de todos os lugares e de todos os povos.

Auditório Talking Business

Dia: 22 de novembro
Horário: 10h00-12h50

O solo é material mais abundante no planeta Terra – a denominação que escolhemos não é alheia a essa universalidade. Por terra, a nossa terra, chamamos também ao lugar que nos viu nascer ou nos acolhe. Da terra provêm o nosso alimento, o nível base da cadeia alimentar. E a terra será também o material de construção mais disponível em todos os lugares, épocas. culturas e povos.

De um uso ancestral, assente na experiência prática e no desenvolvimento de técnicas e sistemas construtivos que melhor se adequavam a um conjunto de condicionantes locais, passamos por fases de abandono, preconceitos em nome da modernidade e do progresso económico, até chegarmos a momentos de redescoberta e reutilização.

E o uso atual já não poderá ser feito unicamente seguindo e retomando o caminho tradicional. Temos regulamentos e certificações, parâmetros de conforto, uma miríade de requisitos da vida e da profissão contemporâneas. Usar a terra, hoje, significa conhecer o material para além do que as nossas mãos, olhos e boca nos indicam. Significa analisar o material, avaliar as construções existentes e as novas que se propõem, introduzir nesta equação a ciência e a tecnologia.

Nesta sessão pretendemos mostrar a grande abrangência de utilizações do material terra, isolado ou em conjunto com outros materiais e sistemas, abordando desde as tradições construtivas de diversos locais, as suas reapropriações ou reinterpretações contemporâneas, até à aferição da sua resposta aos requisitos de segurança e desempenho atuais.

Programa

10h00 – Receção e Abertura

10h10 – Mariana Correia (esGallaecia; ISCEAH)
Arquitetura em terra, um património universal a proteger

10h30 – Miguel Ferreira Mendes – CRAterre | miguelmendesarquitecto
Da terra nascem os homens

10h50 – Francisco Adão da Fonseca e Pedro Jervell (Skrei)

11h10 – Discussão

11h20 – Coffee Break (livre)

11h50 – Tiago Ilharco (NCREP – Consultoria em Reabilitação do Edificado e Património)
Estudo de construções em terra no Butão

12h10 – Daniel Oliveira (Universidade do Minho)
Aspetos estruturais relacionados com a construção em terra

12h30 – João Bernardino (J.P. Bernardino, Construções Ecológicas L.da)

12h50 – Discussão

13h10 – Encerramento

NEWSLETTER