/

NOTÍCIAS & DESTAQUES

/

O FUTURO DA ARQUITETURA DESENHA-SE NA CONCRETA:
REABILITAÇÃO, SUSTENTABILIDADE E DESIGN MARCAM MAIOR FEIRA DO SETOR QUE SE REALIZA NA EXPONOR, DE 23 A 26 DE NOVEMBRO
press.png

A Exponor será a capital da arquitetura, de 23 a 26 de novembro. Regressa a CONCRETA – Feira de construção, Reabilitação, Arquitetura e Design para a 28º edição, focada na reabilitação, sustentabilidade e design.

Dirigida a profissionais e ao público em geral, a CONCRETA pretende promover novas tendências e impulsionar a área da construção, da arquitetura e do design no contexto nacional, tendo ainda em vista os mercados externos, apresentando novidades técnicas e tecnológicas, novas soluções e novos materiais. O futuro da arquitetura desenha-se aqui! Carla Maia, a diretora do certame, recorda a nova imagem e o novo formato que a feira apresentou na edição de 2015, para revelar que "seguimos esse rumo e estamos a aprofundá-lo para 2017, pois queremos criar um envolvimento cada vez maior com as cidades e as pessoas". Nesse sentido, "a reabilitação, enquanto fenómeno crescente na área da construção, e a sustentabilidade, como preocupação generalizada aos vários setores da sociedade, são duas realidades obrigatórias a que não podíamos - nem queríamos - ficar alheios", aponta.

Ainda de acordo com Carla Maia, "também o design inovador vai tornar-se uma característica essencial do evento, já que se trata de uma tendência transversal à economia e constitui uma importante ferramenta de competitividade que ajuda, em larga escala, à internacionalização das empresas portuguesas". Por estas razões, a "nova" CONCRETA tem, desde logo, uma imagem que respira modernidade e ousadia, a par da confiança alicerçada nas 27 edições já realizadas.

Praças CONCRETA
O evento vai reunir as empresas que marcam a diferença no setor da construção, apresentando novas formas de trabalhar e integrando nos seus produtos, o potencial das indústrias criativas. São empresas com capacidade de exportação do nosso saber, conjugando a nossa forma de fazer com a de criar. Este espírito estará bem patente nas «Praças Concreta». O evento será comissariado pelo arquiteto Diogo Aguiar, que irá com certeza imprimir na CONCRETA, o seu espirito criativo e a sua imensa capacidade de despertar emoções. A Ordem dos Arquitetos - Secção Regional do Norte (OASRN) é o principal parceiro deste certame, marcando presença com uma praça dedicada à ‘arquitetura’ e onde 15 gabinetes vão expor o seu trabalho. Ponto de confluência na feira do público geral e técnico, esta praça irá receber apresentações, sessões técnicas e conferências, como a do gabinete sueco Norell/Rodhe (Daniel Norell e Einar Rodhe), onde se poderá conhecer e discutir as melhores práticas na área da construção e da Arquitetura.

Prémio ‘CONCRETA/CIN’
A CONCRETA contará ainda com mais praças no interior da Exponor, o que permitirá uma ampla visão sobre a arquitetura e o design.
Os jovens arquitetos que aportam ao setor novas ideias e a frescura de propostas inovadoras também contarão com o seu espaço, na Praça do Prémio Concreta/CIN. André Chiote, arquiteto e ilustrador levará à ‘Praça da Ilustração de Arquitetura’ as ilustrações que eternizam obras-primas de nomes incontornáveis, o mesmo acontecendo na ‘Praça Tapeçarias’, com trabalhos têxteis de Ana Aragão. Na ‘Praça da Fotografia de Arquitetura’ (com trabalhos do fotógrafo Francisco Nogueira) e na ‘Praça do cinema de Arquitetura’ (sob a batuta da Arquitecturas Film Festival), o poder da imagem vai revelar ângulos surpreendentes de projectos únicos. E como este é um setor onde a integração na envolvente é fundamental, nas suas mais diversas vertentes, a ‘Praça do Portal da Construção Sustentável’ apresentará propostas inovadoras para uma actividade cada vez mais responsável.

Architects on Business
Outra das iniciativas em relevo é a "Architects on Business" que tem como objetivo divulgar o trabalho dos arquitetos a nível nacional e aproximar a arquitetura ao público em geral. O design também marca presença, através do espaço Sangue novo, com um espaço próprio onde serão apresentados trabalhos de designers nacionais. A Engenharia também estará em destaque com a presença da Ordem dos Engenheiros, com membros de todos os colégios, num intercâmbio que se espera frutuoso.

Esta edição da CONCRETA será certamente um evento que servirá de inspiração e de divulgação de novos e inovadores produtos, permitindo ainda a esta indústria a possibilidade de se reinventar e de rever processos, sem esquecer que este é um setor que passa por uma mudança de paradigma, com a reabilitação em franco crescimento nos principais centros urbanos nacionais e a ocupar uma quota de mercado cada vez mais apreciável.